Gelaterias favoritas na Itália [parte 1]

Depois do meu post com dicas para não entrar em furadas vou colocar aqui algumas das que mais gosto!

RIVARENO

IMG_7699

Essa gelateria está no topo da minha lista! Eu gosto de muitas coisas nesse lugar: desde a consistência e sabor dos gelatos até a identidade visual. Eles produzem os gelatos diariamente para que esteja sempre fresco para o cliente e uma coisa legal é que mesmo tendo várias lojas, cada uma possui o seu próprio laboratório de produção ou seja, não chega nada pré-pronto ali. Não tem conservantes, corantes artificiais ou gorduras hidrogenadas e usam até 55% de fruta fruta (sem ser polpas prontas, etc).

Ahhh! a temperatura é um pouco mais alta do que a maioria. Essa questão da temperatura de serviço do gelato faz muita diferença (como falei no post anterior) porque quando o sorvete é muito gelado você sente uma leve anestesia na lingua o que prejudica sentir o sabor real.

IMG_0118

Já provamos vários sabores daqui, e todos eram bons. Dica: sempre peça pra provar os sabores antes de escolher. 😉 Bom, eu sugeriria pedir o Contessa (pasta de amêndoas da Sicilia, amaretto e pasta de avelãs de piemonte, com amêndoas carameladas)o Amarena Crocante (creme de leite, amarenas, grãos de avelã caramelizada e amaretto)e o Alice (mascarpone com um pouco de Marsala e gianduia derretido). Pela descrição dos sabores já dá pra ter uma noção, né?

GROM

IMG_1865

A Grom foi uma sorveteria que meu marido sempre me falava que tinhamos que ir, mas que demorei um pouco pra conhecer. Até que encontramos uma loja em Veneza e decidimos provar. E, posso resumir como um dos gelatos mais cremoso que eu provei aqui. A Grom é uma gelateria que nasceu em Torino, mas que tem várias lojas espalhadas pela itália (e descobri que tem em outros países também como NY, Paris e Dubai). Surgiu em 2003 pelos ragazzi Guido e Federico como uma idéia de fazer o gelato como antigamente, sem o uso de artificios como aromas e conservantes, mas apenas utilizando ingredientes de qualidade e seguindo as tendências do slow-food.

É uma gelateria que não usa corantes, aromas ou conservantes, e os seus fornecedores também não usam. Eles também possuem uma fazenda orgânica, que produz pêssego, figo, pera e damasco (o quão é incrível isso?). Uma das coisas que eu curti,  é que eles mudam os sabores de acordo com a sazonalidade e o mês (amo quando um lugar faz isso) tudo para garantir que o gelato seja o mais fresco possível.

IMG_1873

Pedi os meus atuais sabores favoritos limão siciliano (limone di siracusa Igp) e Pistache di Bronte. O de limão é a perfeição na terra (juro que neste momento escrevendo esse post comecei a salivar só de lembrar dele). Tem sabor de fruta fresca, não é pesado, o limão é azedinho na medida certa sem ser amargo.

GELATERIA ARTIGIANALE EM CORNIGLIA (Ligúria)

IMG_0636

Um dos passeios mais lindos que fizemos aqui na Itália foi conhecer as Cinque Terre, as paisagens são realmente maravilhosas e o passeio imperdível pra quem vem pra Itália. E é claro que as cidades são lotadas de gelaterias artesanais.

Estávamos alí perto de Gênova, a região do famoso e delicioso molho pesto genovês, o verdadeiro pesto, aquele que se faz usando o melhor manjericão de todos, o cultivado na região de Gênova (é o que dizem aqui!). Na parada em Corniglia (uma das cinque terre), Decidimos entrar em uma gelateria artesanal pequena, mas em que os gelatos tinham a cara ótima. Me deparei com a especialidade da casa: gelato de manjericão e limone.

IMG_0634

Pedimos os sabores Basilico & Limone, e Crema corgnilia (vino bianco, pinoli e uva passa) 2,00 euros 2 sabores. E o que dizer deste gelato de basílico, que sem exageros, eu sonho até hoje? Um dos melhores gelatos que eu provei e que virou definitivamente um dos meus sabores favoritos. Uma pena que nunca mais achei esse sabor tão diferente e refrescante. Mas ai que está uma das belezas da Itália: cada região tem sua especialidade e a melhor versão você só encontra lá, por causa do terroir, da história, das tradições. Fica então a memória da região e dessa viagem, com gostinho de manjericão e paisagens lindas.

FATAMORGANA

IMG_1473

Eu já tinha ouvido falar dessa gelateria, recomendada por algumas pessoas como imperdível na itália, etc. Ela tem definitivamente os gelatos mais diferentões daqui. O Fatamorgana também só usa matéria prima natural, e uma das coisas que achei bem legal é que ela super detalha todos os ingredientes que usa pra fazer cada tipo de gelato, ou seja, é uma empresa bem transparente com o cliente. Além disso, a filosofia da gelateria é de sempre disponibilizar sabores inovadores e diferentes, e isso de fato virou a cara da empresa.

E bota sabor inovador nisso. Tinham muitas opções realmente diferentes e que não se encontra nas gelaterias daqui usando azeitonas, azeite, alecrim, tabaco, wasabi, váários tipos de chocolate, tomate, queijos diversos, arroz negro e até de cajá tem!!!

IMG_2432

Decidimos provar os mais loucos: gelato de Pêra com gorgonzola e o de Pecorino (com mel de castanha portuguesa e raspas de laranja – 2,50 euros com 2 sabores.) E é isso mesmo, o de pecorino tem gosto de pecorino e o de pêra com gorgonzola tem uma parte de pêra e uma parte com o creme de gorgonzola, que tem gosto de gorgonzola. E por mais que possa parecer estranho, eu adorei! Depois o Yuri voltou e provou outros sabores de frutas, e confesso que não curti. Achei muito doce pro meu paladar. Acho que lá vale a pena conferir os sabores mais diferentões.

A presto! Ciao!

One Comment Add yours

  1. Yvonne KT says:

    Envie de manger une glace.
    Bonne soirée ou agréable journée.
    Yvonne

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s