Cheesecake

Sempre que eu der uma sumida no blog/youtube pode ter certeza que foi por falta de tempo! E eu falo isso porque quando eu me comprometo a fazer algo, eu coloco isso como parte da minha rotina semanal, ou seja, é uma obrigação (mesmo que seja um hobby), pois é, eu tenho esta “mania” de transformar tudo em “trabalho” (mal de capricorniana, será?) Mas nestas últimas semanas praticamente todos os dias tive alguma coisa pra fazer, problema pra resolver, algo que precisasse de minha atenção, etc… e ai a primeira coisa que é adiada é a gravação do vídeo, infelizmente 😦

IMG_5846

Mas tá, 1 semana depois… já voltamos a ativa e com essa coisa mais linda da vida ❤ Olha esse tanto de frutas, gente ❤ Este mês vamos gravar várias receitas inspiradas em clássicos americanos que eu adoro! E a primeiro deles é a cheesecake (ou seria o cheesecake?), um dos meus doces favoritos da v-i-d-a. Sério, eu amo cheesecake. Amo tanto, que tenho uma lista de características que uma cheesecake deve ter pra ser perfeita (eu faço isso com todos os doces que eu gosto, me julguem):

  1. Sabor presente de queijo (cream cheese)
  2. Não ser muito doce – se tiver um toque salgadinho, melhor ainda
  3. Ser aerada mas ao mesmo tempo densa (só consigo explicar comendo hahah)
  4. não pode rachar no meio
  5. Não usar gelatina (não curto cheesecake que não vai ao forno e que leva gelatina – na real, não curto doces com textura gelatinosa, salvo algumas exceções)

Um dos grandes problemas de uma cheesecake é o risco dela rachar no momento que está assando no forno. Eu faço duas coisas para evitar que isso aconteça:

  1. Asso em banho maria, lentamente, para que o calor não seja muito agressivo;
  2. Coloco uma colher de farinha de trigo: o amido faz com que os ingredientes fiquem mais unidos e impede que os ovos se coagulem de forma errada, formando buracos, etcIMG_5816.JPG

Confesso que meu objetivo não era fazer ela de frutas vermelhas (juro!) porque eu acho que tem tantas outras opções de cobertura como: goiabada (um dos meus favoritos), doce de leite ou caramelo, jabuticaba… mas eu estava com um pouco de frutas vermelhas na geladeira que usei em uma encomenda de cupcakes e, para não estragá-las decidi usá-las! No dia que fiz a cheesecake, teve um almoço de família muito gostoso na casa dos meus pais, e ela foi uma das sobremesas (ao lado do melhor pudim do mundo, o da minha mãe) e garanto que foi sucesso total entre os convidados!

IMG_5882

Sem mais enrolação, aqui a receita da minha cheesecake que eu amo tanto:

Ingredientes

PARA A BASE:
  • 150g de BISCOITO
  • 75g de MANTEIGA SEM SAL
PARA A MASSA:
  • 600g de CREAM CHEESE
  • 150g de AÇÚCAR
  • 60ml de LEITE INTEGRAL
  • Raspas de 1 Limão
  • SUCO DE 1/2 limao
  • 1/2 colher de sopa de baunilha
  • 1 pitada de SAL
  • 4 ovos
  • 25g farinha de trigo

Para a cobertura de geléia, fiz uma bem simples com as frutas vermelhas, mas usei as congeladas. Vi que no vídeo não coloquei as quantidades da geléia (SORRY), então vou colocar aqui:

Geléia de frutas vermelhas

300G de frutas vermelhas a sua escolha (usei morango, mirtilo e amora)

100g de açúcar

1/4 xícara de água

Modo de preparo:

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s