HALLOWEEN – Fantasmas de suspiro

Nas próximas semanas vou postar algumas idéias para você fazer no Halloween, que é no dia 31 de outubro! E decidi começar por uma super simples mas que depois de pronta fica muito legal! ❤ São os fantasminhas de suspiro, que não são nada assustadores hahaha

IMG_5446

Para fazê-los, você vai precisar preparar um merengue francês. O merengue francês é o mais simples dos 3 tipos de merengue (italiano, suíço e francês), pois nele você bate as claras cruas + açúcar. Como você vai levar ao forno, esse merengue é ótimo para fazer suspiros! Em breve vou te ensinar a fazer o merengue italiano (meu favorito) e o suíço. 🙂

O merengue é o resultado da combinação entre claras em neve e açúcar + incorporação de ar.

Francês – merengue “cru”, feito batendo as claras em neve até ficarem mais firmes, e adicionando o açúcar aos poucos, batendo até ficar bem liso e brilhante. Melhor usado para assar ou cozinhar à pochê.

Suíço – merengue “banho-maria”, feito com as claras + açúcar em banho maria. O açúcar deve ser totalmente dissolvido com o calor, nunca ultrapassando os 60 graus (para não cozinhar as claras!!!) e só então vai para a batedeira. Muito bom para coberturas.

Italiano – “merengue cozido”, feito com uma calda a 118ºC (ou calda em ponto de bala mole). A calda é feita separadamente com o açúcar + água, até o ponto de bala mole. Enquanto isso as claras são batidas até ficarem bem espumosas e brancas. Daí, é adicionar a calda aos poucos, e bater até que o merengue fique bem firme e estável. Muito bom para decoração, coberturas, mousses e suflês. É o meu merengue favorito pois além de ser o mais estável, é o mais seguro para consumo em temperatura ambiente.

  1. Use um pouquinho de cremor de tártaro sempre que for fazer seu merengue, pois ele dá mais estabilidade para as claras. 
  2. Use sempre claras em temperatura ambiente.

Eu sempre peso as claras, porque elas podem ter pesos diferentes dependendo do ovo. Mas, em média, 1 clara pesa 30 a 35g. Já me habituei a pesar tudo, então não vejo dificuldades nisso. Além disso, pensando as claras você tem noção exata da quantidade de açúcar (que é o dobro do peso das claras).

IMG_5449

Ingredientes

70g de claras

140g de açúcar

1/4 colher de chá de cremor de tártaro

Pitada de sal (a gosto, eu sempre coloco!)

Modo de preparo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s