Torta Clássica de Morango | Especial Mês do MORANGO

Mais uma receita pro nosso especial do mês do morango! Como eu já falei no nosso último post do vídeo do Cobbler de Morango, aproveita que estamos na safra pra comprar muito morango gostoso e barato e se deliciar com várias receitas! E eu vou te ajudar nessa! ❤

Essa torta é a famosa e clássica torta de morangos: massa amanteigada crocante e que derrete na boca; creme de baunilha cremoso e muuuitos morangos. Essa base de tortas que eu faço é coringa e perfeita para vários tipos de tortas, como de limão, chocolate, frangipane (amêndoas), outras frutas frescas…

IMG_5083

É a famosa e clássica francesa conhecida como Pâte Sablée. Então anota essa receita e guarda pra sua vida! É uma massa bem amanteigada, ou seja, trabalhar com ela em um dia quente pode ser meio complicado (sei bem disso). Algumas dicas que me ajudam: Sempre abrir entre filme-plástico ou 2 folhas de papel manteiga; Se após abrir, ela começar a ficar muito mole, levar para a geladeira por alguns minutos e depois voltar a trabalhar com ela; sempre tentar colocar ela o mais inteira possível dentro da fôrma (apesar de ser bem possível corrigir rasgos na massa, não é o ideal).

Deixa eu te contar outra coisa: A receita clássica mesmo leva 3 gemas. Mas, proporcionalmente, você pode substituir 3 gemas por 1 ovo inteiro, ok? Claro que o fato de usar 3 gemas vai deixar sua torta com uma textura melhora ainda, mas… se você não tiver o que fazer com as claras, pode fazer essa troca. Se a cobertura fosse um merengue, aí seria uma boa hora pra usar 3 gemas na base ;D

IMG_5084

Não se esqueça de furar a massa com um garfo (para que ela não acumule ar e fique com uma bolha enorme no meio!) e sempre sempre seeempre deixe ela bem gelada (se preferir, até congelada) antes de levar ao forno. Isso faz com que sua torta fique homogênea e retinha.

Ah! como o recheio dessa torta já é um creme cozido, ela deve ser assada completamente até ficar bem douradinha, viu?

Ingredientes

Massa 

250g farinha de trigo 

125g manteiga em pomada (textura semelhante a pomada ;D)

125g de açúcar 

1 ovo (ou 3 gemas)

Pitada de sal 

1 colher de sopa de essência ou extrato de baunilha 

Meu Creme de baunilha 

IMG_5023

IMG_5065

O creme de baunilha que eu te ensino aqui é um mix de um creme Pâtissiére, com alguns toques pessoais meus! É uma proporção que eu uso há muito tempo e gosto muito. Dica: Eu considero essencial você bater o creme na batedeira após ele ficar pronto (e gelado) pois com isso ele fica leve e lisinho.

550 ml de leite integral

100g de açúcar 

30g de amido de milho

4 gemas 

70g de chocolate branco picadinho 

Para decorar

Morangoooos!

IMG_5124

Modo de preparo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s