Cidade do México | Comidinhas

IMG_5822Ahhhh a comida no México…

Eu tenho um caso de amor por comida mexicana e cara, só de lembrar já fico com saudade. Só tive experiências boas nessa viagem, que comida gostosa! Fiz uma lista de coisas imperdíveis para comer quando estiver no México. Eu fiquei apenas 04 dias na cidade (já quero voltar) e não consegui provar tudo o que queria, mas, consegui conhecer muito prato delícia!

Lanches de rua

  • Tlacoyos ou Tlayudas

    massa crocante de milho (normalmente milho azul (sim, azul!!!), por isso a massa é meio roxa, feita em um Comal (um tipo de “grelha” para tostar as tortilhas), com uma pasta de feijão (refrito), nopales (parece vagem, mas é um cacto comestível bem gostoso), queijo (parece ricota), bastanteeeee coentro e molho de pimenta (verde ou rojo – suave ou picante, eles te perguntam qual você quer). Delícia.

Processed with VSCO with a8 preset

IMG_5466

  • Gorditas de nata

    São uns “pãezinhos” que parecem panquequinhas gordinhas ou muffins achatados hahaha, e muuuuuito cheirosas! Você sente o cheiro de longe! São feitos com a nata, que se obtém da fervura do leite gordo. Tem um cheiro de baunilha delicioso e são vendidas na rua em pacotinhos, puras ou recheadas com nutella. Prefira comprar as que estão sendo feitas na hora, em quiosques onde elas tem a chapa. Já te ensinei a fazer aqui: Gorditas de Nata Mexicanas (clique aqui para a receita)

IMG_6322

  • Chips de banana verde

    AMO AMO. Aqui no brasil a gente encontra apenas em casas de comida peruana quando vai comer ceviche… Lá é vendida nos copinhos, é muito barato (2 reais) e é enorme! Ótimo pra ficar petiscando enquanto passeia pelo parque. Super crocantes, eles podem servir com requeijão ou molho de pimenta.

  • Queijo Oaxaca 

    Não é bem uma comida de rua, mas como queijólotra assumida eu precisava falar dele. É um queijo muito cremoso que só existe no México e é produzido na região de Oaxaca. É como se fosse o queijo Canastra de lá, sabe? O sabor e a textura lembram uma mistura entre mussarela e queijo da canastra, mas mais suave, ou seja: MEU DEUS! Eles usam bastante para rechear quesadillas e tacos, e sempre descrevem no menu o tipo de queijo “queso oaxaca” ou apenas “queso”.

01_Queso_Mexicano_Oaxaca
Queso Oaxaca

Restaurantes e cafés

  • Água & sal cebicheria

    Fomos neste restaurante pois tinha ótimas avaliações no trip advisor e realmente, é bem gostoso. Foi o primeiro restaurante que fomos na cidade, então já ficamos bem felizes e com boas expectativas da comida na cidade! A especialidade da casa são os ceviches e eles são apresentados de diversas formas: degustação, porções, em forma de tacos, ou servidos abertos… Só de lembrar dessas tortillas com ceviche de polvo eu já fico salivando. Na mesa, tortillas bem crocantes de milho e um trio de molhos (super comum nos restaurantes mexicanos) com variações de molho muito picante, molho um pouco mais suave, e molho sem ser muito picante (normalmente agridoce, tipo um chutney)

IMG_5557

IMG_5558IMG_5633

  • El Califa 

    Passamos na frente dele indo para o hotel um dia, e mais tarde resolvemos voltar. É um restaurante especializado em tacos, principalmente nos tacos al pastor, que são aquelas peças de carne igual as que são usadas no shawarma (e o turco kebab e o grego gyro) e que foram levados pro México pelos imigrantes libaneses. Norlmalmente os tacos al pastor são feitos com base de carne suína, mas podem ter um mix com carne suína e cordeiro também.

Image result for tacos al pastor trompo
Carne usada no taco al pastor

IMG_5888

Novamente, na mesa vem vários molhos, neste caso aqui, 04, que vão desde um mais suave até um muito picante. O que eu mais gostei foi que neste restaurante tinha sempre uma opção com cogumelo (que eram muito gostosos) e o queijo era o oaxaca (<3).IMG_5887IMG_5890

 

  • El huequito taqueria

    É uma rede de tacos, onde o carro chefe são os tacos al pastor! São várias lojas pela cidade, e é uma ótima opção para um lanche no meio de um passeio pela cidade. A carne é bem temperada e gostosa, e os molhos fazem TODA  a diferença!

IMG_5806
Olha os molhos alí! Aqui ainda tinha um limãozinho

IMG_5808

IMG_5818
Nós e nossa amada água hahaha
  • La Casa de Toño  – O melhor lugar! Gostamos tanto que  comemos lá 2 vezes. É um restaurante simples, praticamente 24h (só não funciona na ) e apesar de ter 2 andares,  está sempre lotado e com uma pequena fila de espera do lado de fora. sente só a carinha dos pratos:

IMG_6134

Comemos tortillas com guacamole (muito bom), flautas (canudinhos de massa frita recheadas), quesadillas, tostadas… Yuri pediu o Pozole (uma sopa mexicana e que é o carro chefe da casa! todo mundo no restaurante estava comendo essa sopa!) eu não curti porque tinha alguns miúdos. Os pratos sempre cobertos com sourcream (sabor mais pra iogurte), queijo ralado (parece uma ricota). Saímos de lá felizes e satisfeitos, o custo benefício é bizarro de bom (barato!). Sério, Olha esse banquete colorido!

IMG_6112IMG_6128IMG_6111IMG_6108

Mercado de antojitos (Coyohacán)

Quando você for ao bairro, Coyohacán, conhecido como “Bairro da Frida kahlo” visitar seu museu, não deixe de passar no Mercado de Antojitos. Não é beeeem um mercado, na verdade é um galpão (tipo uma feira) com vários lugares que vendem comida típica, como quesadillas, tacos, sopas, insetos…

  • Quesadillas fritas e assadas – com uma infinidade de recheios, o mais legal é provar os de recheios diferentes. Tem os de huitlacoche (fungo do milho), flor de calabaza, queijo oaxaca, cogumelos (são muito gostosos os cogumelos de lá!), al pastor…

Processed with VSCO with a6 preset

IMG_6308
Queijo Oaxaca meu amor
IMG_6309
Quesadilla frita

Eu provei a quesadilla de Huitlacoche! É ácido e tem sabor forte, a textura parece de beringela refogada.

IMG_6312
Quesadilla “asada”

Sobremesas

  • Arroz con leche

Similar ao nosso arroz doce, o arroz con leche é um arroz doce bem cremoso. Uma das diferenças que senti para o nosso é que o deles vem com uva passa e é menos doce. 🙂 Este comemos no La Casa de Toño.

IMG_6116

  • Cajeta 

    A primeira vez que ouvi essa palavra foi quando fomos comprar churros, e o vendedor perguntou qual molho a gente queria: lechera ou cajeta. Lechera é leite condensado, mas cajeta? Dai pela textura eu perguntei se era tipo um caramelo e ele respondeu que sim. E sim, é de fato um caramelo, bem gostoso. A diferença da Cajeta é que ela é um caramelo feito com leite de cabra (ou uma mistura de leite de cabra e de vaca).

IMG_5872

IMG_6463
Calda de cajeta pronta
  • Café tierra garat

Café muito gostosinho na Cidade do México, tinha um bem na esquina do nosso hotel! Tem uma variedade legal de cafés, com pimenta, canela, cacau… é tipo um “starbucks” mexicano. O que mais gostei foi a identidade visual do lugar, tudo em madeira, ou em tons de madeira, bem rústico… e eles se preocupam em colocar no cardápio alguns produtos tipicamente mexicanos, como alguns pães, e claro, o próprio café!

Eu já te ensinei a fazer esses pães aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2kedgB8vCfU 

  • Churreria el moro  

    Uma pausa para falar desse lugar, que foi uma das melhores descobertas dessa viagem.

Agora, o negócio era apenas o seguinte: um pacotinho com 4 churros (enormes) custa 16 pesos mexicanos (algo em torno de 3 reais!!!!) e você escolhia se queria puros, passados no açúcar ou no açúcar com canela. O dip podia ser de chocolate, cajeta ou leite condensado, custava 5 pesos (1 real!!!). Preciso falar mais alguma coisa? Ah, preciso sim, além de baratinhos, foram os melhores churros que já comi na vida.

IMG_5834

Pra completar, eles ainda vendem chocolate quente (49 a 55 pesos) e vem num copo imenso (sério, é muito chocolate quente!) inclusive, sugiro que você divida com alguém. Pedimos o Español, que é o chocolate clássico, bem espesso e adocicado e cara, melhor chocolate quente da vida!!! Resumindo, esse foi o melhor lugar da vida. Ponto.

 

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s