Conchas, o pãozinho doce mexicano | Receitas Mexicanas

IMG_3351

Mais uma receita inspirada na nossa viagem para a cidade do méxico! Já deu pra perceber que eu adoro reproduzir receitas que como ou aprendo quando viajo né? (vulgo receitas argentinas…) Acho que replicar uma receita típica é uma forma de você manter contato com a cultura que você vivenciou na viagem, e matar um pouco da saudade…

IMG_3383

Esse pãozinho doce, descobrimos em um café que ficava bem na esquina do nosso hotel: o café Tierra Garat, que nós apelidamos de “Starbucks mexicano”, por causa do copo, do estilo dos cafés, dos lanches… mas depois pensamos melhor e decidimos a chamá-lo de café gostoso, porque achamos melhor que starbucks. De qualquer forma, achamos muito legal que essa franquia tivesse essa identidade mais rústica e mexicana, pois o starbucks já existe em tantas cidades e é sempre a mesma coisa né? Por mais locais únicos e com identidade própria ❤

IMG_5908IMG_5906IMG_5909IMG_5910

Era bem cedinho e estávamos esperando o nosso uber para nos levar as pirâmides… Então para nos manter acordados, pedimos um café com cacau e pimenta: o café era meio suave, meio doce e levemente apimentado, bem gostosinho. Adorei a letra que eles escreveram meu nome (apesar do nome não estar completamente certo haha) IMG_6232

Para acompanhar o café, pedimos uma concha, esse pão doce diferentão, que tem uma crosta crocante doce e miolo bem fofinho:

IMG_5905
Olha as conchas aí!

A massa desse pão lembra muito o de um brioche, ou seja, é amanteigada… ou seja, é molenga e um pouco complexa de trabalhar. Mas, sem estresse! se você tiver uma batedeira, com gancho, maravilha, isso vai te ajudar muito na hora de misturar os ingredientes e sovar, eu mesma fiz assim. Se tiver uma máquina de pão, também pode usá-la (apenas) para sovar. Se não tiver nenhum dos dois, não se desespere, porque você vai conseguir sim, fazer na mão, só precisa de mais paciência e ir trabalhando a massa sempre jogando-a para cima, já que ela é bem mole. Quanto mais você trabalha, mais o gluten se desenvolve e menos grudenta ela fica (vou gravar um dia como sovar a massa de brioche para vocês verem).

Depois que a massa descansa e está no ponto certo para trabalhar, ela fica uma delícia de manusear e de bolear (minha parte favorita):

IMG_3268

Em cima do pão, tem uma cobertura doce e crocante, no original que comi no méxico, ela cobria todo o pão, eu tentei fazer em casa e até que peguei a manhã, fiz alguns menores e feios hahaha Essa casquinha é feita de partes iguais de açúcar, farinha e manteiga, e, caso queira, pode adicionar cacau e fazer uma de chocolate também. Eu quis fazer uma firula, e recheei alguns pães com doce de leite, maaaas, isso é totalmente opcional.

IMG_3374

Ingredientes

Massa

500 g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
2 colheres de chá de sal
130g de açúcar
4 ovos
100 ml de água

IMG_3279
porções de 80g cada

Cobertura

100g de açúcar de confeiteiro
100g de farinha de trigo
100g de manteiga

IMG_3334

Modo de preparo

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s