Viagem de férias – Cidade do México e Road Trip pelos EUA

Em dezembro fizemos uma viagem que incluiu Estados Unidos e México, mais precisamente, a Cidade do México. Porque viajar em dezembro? Sinceramente porque eu não tive muita escolha. Foi a primeira vez que tive um período de ferias mandatório no trabalho e foi em dezembro. Se gostei? Não muito. Não gosto de viajar no feriado de natal e ano novo, porque tudo é mais caro, alta temporada, lotado… Mas, foi uma experiência diferente.

img_6497

Optamos por essa rota pois o vôo Brasil > Miami tinha a opção do stopover na cidade do méxico. Sendo assim, ao invés de apenas ir para os EUA, seria mais legal dar uma paradinha e conhecer a cidade do méxico antes, por uns 4 dias, não? Claro! E foi isso que fizemos.

Passagem 

Foi planejando essa viagem que começamos a conhecer e usar o Google Flights , que já se tornou nosso método de busca de passagens favorito. A forma como ele te mostra as passagens é perfeita pois ele te dá os valores mínimos ao redor do mundo todo, e aí você pode fazer comparações, definir escalas diferentes, melhor época do ano…

Captura de Tela 2017-02-21 às 21.26.11.png

Nossa decisão de viagem foi: só precisamos chegar aos EUA, pois, de lá, pegaríamos um carro e faríamos uma roadtrip conhecendo outros lugares no país. Como o mais barato para o período era chegar por Miami, alugaríamos um carro e iríamos nos aventurar pelas cidades na estrada. Adoramos esse estilo de viagem e desde 2014 procuramos fazer sempre que dá.

img_7693
Primeiros flocos de neve em Michigan

Rota 

Captura de Tela 2017-02-21 às 21.33.48.png
Miami – Chicago: aprox 2250 km

Que loucura essa rota, improvável eu diria. Decidimos ir de Miami a Chicago porque… bom, eu nem me lembro o porque HAHAHAH mas teve algo a ver com mudanças drásticas de temperatura (do calor para a neve) e passar por vários estados, já que iríamos de uma ponta até outra dos EUA.

Pesquisamos em sites e blogs e não achamos nada específico sobre essa rota, mas sim dicas de alguns estados americanos e algumas rotas semelhantes em alguns trechos. Mas, depois dessa viagem, concluímos que você pode ir para onde quiser, só escolher no mapa e vai!

img_6720
Minha prima me mostrando a cidade dela. Charleston, SC.

Foram no total 9 dias viajando de carro pelas estradas americanas e passando por várias cidades e estados. Nossa rota incluiu as seguintes cidades: Miami, Orlando, Jacksonville, Goose Creek e Charleston (Carolina do Sul), Atlanta , Nashville, Detroit, Ann Arbor e Battle Creek (Michigan) e por fim Chicago. E passamos por 7 estados: Florida, Carolina do sul, Georgia, Kentucky, Tenessee, Michigan e Illinois. E pudemos notar várias diferenças entre os estados, desde estradas, até organização das cidades. Nossa favorita? Hum, atalvez Michigan por ser um estado com cidades pequenas muito bem cuidadas, com carinha de filme, e ainda por cima, com clima bem frio e neve

Aluguel do carro

IMG_7749.JPG

Quando você for alugar um carro, fique de olho nos seguintes pontos:

  • Modelo do carro: quantidade de passageiros, espaço para malas, conforto (para viagens longas é importante)
  • Se tem ar condicionado e aquecimento (nunca usamos tanto!)
  • Se vem com GPS
  • Valor da diária
  • Valor do seguro do carro: sempre contrate o seguro total
  • Valor da taxa de entrega do carro: varia entre cada operadora e cada cidade (Chicago era mais caro do que outras cidades, por ex.)
  • Forma de pagamento dos pedágios: a maioria das operadoras tem um dispositivo que você pode passar direto nos pedágios que têm “fastpass” e descontam do seu cartao de crédito futuramente.
  • Horário da entrega do carro: se você se atrasar tem multa! Sim, já pagamos uma multa em las vegas e depois dessa, nunca mais hahahaha

img_6575

Alugamos o carro na Budget para irmos de Miami > Chicago. Fizemos a reserva e o pagamento por meio de uma agencia de viagens. Isso porque eu e o Yuri temos um péssimo histórico quando vamos alugar carro. É azar demais. O cartão sempre dá problema, e eles não conseguem te informar o motivo do problema, mesmo com o cartão tendo crédito suficiente e sendo usado para compras. Já passamos por isso 2 vezes (1 em orlando e 1 em São Francisco) e olha, que estresse!!! Então, queríamos evitar a fadiga nessa viagem e já deixamos tudo pré-pago. Só tivemos que pagar uma taxa de entrega do carro lá em Chicago.

img_7488

Optamos pela Budget pois a taxa de entrega do carro emCchicago era a menor. Mas não é a empresa mais em conta. Na volta pra Miami, alugamos outro carro (impossível ficar em Miami a pé) na Alamo, que tinha os melhores preços.

Alugar carro em período de alta temporada (final do ano) se torna um gasto grande na viagem. Para vocês terem uma noção, o mesmo carro que custa $25 a diária fica $55 durante esse período que fomos. Normalmente as empresas de aluguel de carro te dão um upgrade (grátis), principalmente se você for ficar muitos dias. Sempre pergunte sobre o upgrade isso ao vendedor, caso ele não te ofereça.

Internet 

img_5465
Cidade do México

Não se engane pela placa acima, graças a existência da maravilhosa EasySim4u, nós tivemos internet ilimitada durante todos os dias da viagem. Foi a primeira vez que usamos o serviço, e gostei tanto que pretendo usar sempre.

Nas nossas últimas viagens, nós comprávamos o chip quando chegávamos na cidade, ou seja, você tem que procurar uma operadora e escolher um plano de dados, que sempre é limitado (e acaba toda hora! e quando acaba você tem que ficar colocando crédito…). Agora imagina ficar viajando durante todo esse tempo, querendo usar internet na estrada e ela acabar do nada? Foi por isso que optamos por comprar o chip com antecedência pela EasySim4u, que chegou em casa rapidinho e a gente já colocou no celular pra usar dentro do avião. Chegando no méxico a gente ja tinha 3G/4G ilimitado pra fazer o que quisesse.

A qualidade da internet é muito variável de acordo com o lugar onde você está. Ela as vezes falhava no méxico, ficava melhor em algumas regiões dos EUA, as vezes era super rápida e as vezes não, mas o importante é que supriu 100% a necessidade de internet pra viagem: uso do google maps, rotas, roteiros, fazer chamadas telefônicas (whatsapp e facetime) e postar vídeos e fotos nas redes sociais (porque né! haha)

Hotéis

img_6676
Vista do hotel de Jacksonville – FL

Minhas dicas para alugar hotéis em uma road trip de carro:

  • Complicado ficar em airbnb porque você acaba dormindo apenas 1 dia no hotel. se for ficar na cidade por 2 a 3 dias, aí compensa.
  • Usar o app do Booking para procurar promoções e descontos, tudo direto do celular
  • Se der pra conhecer a cidade a pé, pegue um hotel bem localizado perto das atrações
  • Se for fazer tudo de carro, dá pra ficar em um hotel mais afastado das atrações, até uns 15 km não fica muito longe. Dá pra ficar até pertinho das rodovias, facilitando a saída para a estrada no dia seguinte
  • Se o hotel tiver café da manhã grátis ótimo, economiza tempo procurando lugar pela manhã
  • Tem que ter wi-fi grátis
  • Frigobar é importante para guardar água e possíveis snacks
  • Boas avaliações no Booking e no TripAdvisor 
  • **Estacionamento grátis** Quando o estacionamento é pago nos EUA, é muito caro, então se tiver como parar de graça, perfeito.
img_7492
Hotel em Ann arbor – MI

Alugamos com antecedência apenas alguns hotéis: cidade méxico, miami, orlando, jacksonville (que eram as primeiras cidades e estávamos com medo de dar algum problema se alugar na hora) e Chicago (hotel do ano novo, esgota rápido). O restante dos hotéis fomos reservando durante a viagem, no carro, pelo booking hahahaha parece corajoso, mas na verdade nem é. Os EUA tem TANTO hotel na estrada e nas cidades, que você não corre nenhum risco de dormir ao relento no carro por falta de hotel. O que demora mais é pesquisar e achar um hotel bom e com preço justo. Adoramos Airbnb, mas para estadias de 1 dia não é vantajoso e inclusive a maioria das casas tem estadia mínima de 2-3 dias.

img_6595

img_7668
Todo hotel com café da manhã tinha uma máquina de waffles 😀
img_7633
hotel mais fofinho (e o mais barato) que ficamos . Piscina aquecida no meio da neve – Battle Creek – MI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s