Comer bem e barato em Londres| Caramelo Viaja

capa1

Por mais estranho que possa parecer, é possível sim economizar em Londres, principalmente no quesito: comida! E não, não é comendo porcaria. Como Londres tem muuuuuita coisa pra fazer, não é sempre que dá pra planejar ir em algum restaurante. Normalmente a fome bate no meio do dia e a gente come o que tiver na rua. Por sorte, os bairros tem muita opção rápida e gostosa! Além do mais, almoçar nesses locais rápidos te faz sentir um pouco do cotidiano de um londrino, que está sempre correndo e pára rapidinho pra comer na hora do almoço. É super comum você ver o pessoal saindo do escritório e lotando essas lojinhas de lanches, ou comprando para viagem. Uma opção suuuper comum são os famosos meal deals, que incluem um sanduíche/salada + bebida (sempre pedíamos água) + acompanhamento (normalmente um snack tipo batatinha ou uma sobremesa). Os meal deal estão por todo lugar, tanto em restaurantes pequenos, até nos supermercados e nas farmácias Boots. E durante os dias pude notar que eles realmente amam almoçar esse tipo de lanche.

  • Primeira e valiosa dica: Beba água de graça

água

Quando for pedir água nos restaurantes, não peça água de garrafa, mas peça “TAP WATER” (água de torneira), Calma, é de torneira, mas é potável e todo mundo bebe assim em Londres. Não precisa ter vergonha, é só pedir pro garçom sua tap water e ele vai te trazer uma garrafa, os copos e seja feliz sem gastar com água. Eu ainda pedia um copo de gelo, hehe

  • Segunda dica: Pedir comida para viagem (to go) é mais barato 

Ter a opção “to go” é super comum nos restaurantes. E pedir pra viagem sai mais barato do que comer dentro do restaurante. Sentando nas mesas, a conta pode sair até 2 libras mais cara. Eu não consegui entender muito bem a lógica disso (já que pra viagem eles colocam em potes, sacolas, talheres, etc) mas se tinha desconto então tá massa! Acho que eles fazem isso para as lojas não ficarem excessivamente cheias (gente parada usando wi-fi) e muitos clintes poderem circular durante o dia. A questão mesmo é decidir se compensa economizar na comida ou gastar mais e aproveitar uma internet gratuita e um ambiente aconchegante. Nós pedíamos muito pra viagem, porque íamos comendo e andando, ou levávamos para uma praça próxima. Mas tinha dias que o frio estava tão absurdo que compensava ficar comendo na loja quentinha, hehe

pret2
tomando uma canja quentinha dentro de um Pret a Manger quentinho
  • Lojas com opções de lanches rápidos e saudáveis 

Pret a manger – Literalmente tem 1 em cada esquina, as vezes até 2. Foi meu lugar favorito de comer bem e barato no Reino Unido! É uma rede de fast food, porém, seu menu é todo sem conservantes, com ingredientes orgânicos, ou seja, é natural e mais saudável ❤ As lojas são super bem localizadas e o cardápio, além de ser bom, é variado: sanduíches naturais,  sopas, saladas, sushi, sucos, comidinhas prontas orgânicas, cafés… Eles usam e abusam desse diferencial para chamar a atenção do cliente, com vários dizeres na decoração da loja. Além disso, vários sanduíches tem a opção free range chicken, que traduzindo seria como um frango que foi criado solto, sem vir de grandes abatedouros de aves. Ou simplesmente, galinha caipira gente! Muito amor por esse lugar 😀 Os preços são ótimos, variam de £ 2,50 a £ 5,00 e os meal deals em média £ 5,99, então super compensa.

pret 1

O que eu mais gostava de lá eram os pratos quentes diferentes. Um dia provei um frango thai, feito com frango caipira e especiarias, acompanhado de uma quinoa muuuuuito gostosa. O Yuri adorou os sanduíches, que tinham vários presuntos diferentes e bastante queijo cheddar (o verdadeiro)! Olha como tem opção:

pret
Prateleira de sanduiches – coisa de londrino
pret4
Iogurtes, saladas, chips / Yuri se decidindo

ANOTA AÍ: Pret a Manger

Endereço: Em várias ruas e esquinas da cidade. Impossível você não topar em algum. Horário de funcionamento: Varia de loja pra loja, tem algumas que abrem super cedo (8h) outras que abrem 10h, e algumas fecham as 18h, outras as 20h (No inverno, que foi quando fomos, eu acho que eles fecham mais cedo).

  • Paul – Rede francesa, essa Boulangerie é muito conhecida na europa e no reino unido. Cheinha de lojas por aí, o Paul de Londres tem vários lanches gostosos com preço razoável. É também uma opção para comer um sanduíche diferente. Os pães são produzidos diariamente com receitas bem clássicas e tradicionais francesas. Lá também é mais barato pedir para viagem! Fui de Croque Florentine, um croque monsieur com recheio de espinafre. Simples, quentinho e gostoso. Fomos na loja que fica em Kensington, na 73 Gloucester Rd.

paul

paul3

paul4

paul5

paul2
Nham!
  • Chinatown

Toda cidade tem sua chinatown, né? E a gente adora conhecer! Estávamos caminhando por Westminster a noite, procurando algo para comer, quando no meio da andança a gente olha pra frente e se depara com esse monumento (chamado de pagode) japonês. Pronto, havíamos encontrado a Chinatown de Londres sem querer! A Chinatown londrina fica em Soho, Westminster. É um autêntico pedaço da China com restaurantes e lojas tradicionais da cultura oriental. Além de ser super legal bater perna por lá, pois a decoração é uma graça, é um ótimo lugar pra comer pois os restaurantes são super típicos. Todos tem basicamente o mesmo cardápio: bastante pato (você só vê pato defumado pendurado na vitrine) e os clássicos dim sum. Os preços variam, mas digamos que dá pra comer legal a partir de £ 6,00 (uma porção de dumplings). Estes “pastéis”cozidos no vapor com recheio de carne e caldo, explodem na boca e são deliciosos. 🙂

china 1

  •  Supermercados 

Nada mais econômico do que comprar direto do mercado, né? Em londres não tem graandes hipermercados, mas sim vários mercadinhos com versões express. Apesar de pequenos, os mercados tem de tudo um pouco, o suficiente para você abastecer sua mochila.  Nos mercados, dá pra encontrar meal deals a partir de £ 3,00 (muito barato!) além de snacks diferentes. Os sanduíches são gostosinhos e tem muita opção de salada e até de massas.

tesco

praça

praça 2

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s