Brigatone| EP. 11

brigatone

No natal existem 2 grupos: os que amam e os que odeiam panetone. Eu faço parte do grupo que ama.

4

Essa é a minha receita de brigadeiro gourmet tradicional. Nela uso o chocolate ao leite da Callebaut (belga), mas dá pra substituir tranquilamente por outro chocolate, desde que seja puro (proibido usar hidrogenado, fracionado ou qualquer chocolate ruim hahaha). O granulado eu uso os splits, que são de chocolate e infinitamente mais deliciosos que os granulados comuns. Algumas pessoas condenam usar o chocolate puro no brigadeiro pois o chocolate não deveria ser aquecido a mais de 50°C… mas eu sempre faço meu brigadeiro ao leite assim e fica uma delícia! Caso queira fazer com panetone, sugiro usar brigadeiro branco ao invés do de chocolate, combina mais com as frutinhas.

1

Brigatone (Brigadeiro recheado de panetone)

  • 100gr de Chocolate ao leite
  • 1 colher de sopa cheia de cacau 100%
  • 1 Lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa cheias de creme de leite
  • Granulado
  • Pedacinhos de chocotone

2

  • Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo SEMPRE até chegar ao ponto de brigadeiro.

O PONTO DO BRIGADEIRO: Para nunca errar o ponto de um brigadeiro, preste bastante atenção na consistência da massa. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, significa que AINDA está chegando ao ponto. Muitos sugerem que assim que você ver o fundo da panela ele já estaria pronto, mas acredite, ele fica perfeito se você cozinhar por mais alguns minutos. Os pontos chaves são: 1. Quando você passar a espátula no centro da massa e ela demorar a fechar; 2. Quando você virar a panela e o brigadeiro cair sem grudar no fundo e der uma leve dobrada sobre ele mesmo. Após isso, pode desligar o fogo e despejar em um prato para esfriar.

5

6

3

  • Eu enrolo o brigadeiro com manteiga mesmo. Quando  me contaram a técnica da água gelada, eu testei e achei que ele tirava o brilho do meu granulado, então voltei para a manteiga 🙂
  • O ideal é deixar a massa descansar por 6 horas fora da geladeira antes de enrolar, pois o sabor vai se concentrar e a massa fica fácil de manipular e bem macia. Caso não tenha todo esse tempo, esfrie na geladeira mesmo por 30 minutos.
  • Se quiser brigadeiros de tamanhos perfeitos e iguais, use um “boleador de melão”.
  • Para ter brigadeiros com a cobertura bem bonita e perfeita, após enrolá-los, enrole novamente com o granulado, para que eles se organizem e fiquem bem certinhos na massa. Isso faz uma super diferença na apresentação do brigadeiro.

3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s