Scones | EP.03

capa1 (1)

Scones são biscoitinhos ou bolinhos individuais, de origem Escocesa, super fofinhos por dentro e levemente crocantes por fora. Apesar da origem, são super conhecidos no Reino Unido também. Eu fiz scones pela primeira vez há alguns anos, e depois que eu e o Yuri decidimos nosso próximo roteiro de viagem (fico muito animada planejando nossas viagens!!!) comecei a relembrar de algumas receitas Inglesas. Essa é uma receita muito simples e com ingredientes que normalmente temos em casa.

Os Scones estão entre biscoitos e bolinhos, há quem chame de pão, mas pra mim eles estão longe de ser um pão! Por isso são  conhecidos como “quick bread” (expressão usada para qualquer “pão”que cresce sem ajuda de fermento biológico ou ovos, já que um pão necessariamente precisa de um fermento pra ser um pão, né?). A receita tradicional não leva ovos, pois usando ovos, podemos interferir na textura do bolinho e torná-lo muito pesado. Mas há várias receitas adaptadas com diferentes proporções que levam ovos. A diferença é que você vai ter uma massa mais densa. Outro detalhe é a quantidade de manteiga. Os scones tradicionais não são biscoitos amanteigados, então normalmente a proporção entre farinha e manteiga é maior. Mas, de novo, existem receitas, principalmente nas versões americanas, com uma porporção de manteiga bem maior, o que vai deixar o bolinho mais amanteigado e crocante.

1
Ignorem minha batedeira… ela estava ai de enxerida e metida. Não uso batedeira nessa receita.

Deixando esses detalhes de lado, scones são perfeitos para servir em um chá da tarde ou café da manhã, acompanhados de café, chás e outros petiscos gostosos. Por não serem muito doces, normalmente são recheados. O jeito mais tradicional é serví-los com geléia de morango e creme batido (ou chantilly), quentinhos, recém tirados do forno…

1

  • 225 g de farinha de trigo
  • 30g de açúcar cristal
  • 60g de manteiga gelada
  • 9g de fermento químico
  • 130 ml de leite
  • pitada de sal

2

  • Pré aqueça o forno a 200°C
  • Em um bowl, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione a manteiga em cubos e misture delicadamente apenas com a ponta dos dedos até que fique homogêneo e se assemelhe a uma farofinha úmida.  Você pode fazer esse processo em um processador, apertando o pulsar umas 3 vezes.
  • Faça um buraco no centro da massa e adicione o leite. Misture rapidamente com uma colher até formar uma pasta homogênea.
  • Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Leve a geladeira por 10 minutos.
  • Retire da geladeira e, sem mexer muito na massa, achate com as mãos e depois com um rolo, até uma espessura de aproximadamente 1 cm. Corte os circulos com um cortador (ou com um copo) e coloque em uma fôrma com papel manteiga ou silicone.
  • Pincele os scones com uma misturinha de gema + leite (1 gema + 3 colheres de sopa de leite).
  • Leve ao forno e assar por 10 a 12 minutos, ou até que estejam douradinhos.
  • Recheie com geléia, creme batido, caramelo, ou qualquer outra delícia que vier a sua mente. Ou, coma puro mesmo!

2

4

O passo a passo você acompanha aqui no vídeo! 

3

  • O segredo para que seus scones fiquem delicados e derretam na boca é não trabalhar muito a massa. Mesmo que pareça que ainda há pedacinhos de manteiga, ou a farinha precisa ser mais misturada… é preferível que você não amasse mais a massa. Você não quer desenvolver  o glúten na massa. Aliás, em quase tudo em confeitaria você não pode desenvolver o glúten em excesso, pois isso torna a massa dura, mais seca e densa.
  • Essa é uma massa base e simples. E por isso você também pode modificar acrescentando na massa: uvas passas, nozes, pistache, chips de chocolate, e até fazer versões salgadas com azeite, parmesão… acho que vou postar aqui algumas versões em breve!

8

7

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s